quinta-feira, 27 de agosto de 2009

pré-projeto

Os resíduos sólidos hospitalares constituem um problema para a população, principalmente para os municípios que detêm baixas verbas orçamentárias, além disso, contamos com a falta de informação a cerca do assunto.
As atividades na área de saúde não são restritas apenas a hospitais.
Devido a essas preocupações com o descarte incorreto, surge a preocupação de discutirmos a cerca do tema, conhecer a realidade do local e a estrutura disponível. Traremos a nossos leitores uma pesquisa de campo realizada no município de Novo Gama-GO. Faremos uma descrição minuciosa da área, levantaremos hipóteses e analisaremos tal quadro.
Verificaremos o grau de poluição e os riscos causados a terceiros e ao meio ambiente em virtude do descarte inadequado de materiais provenientes da área de saúde.
Temos como objetivo específico: Repensar políticas públicas com relação aos resíduos sólidos hospitalares, informar a comunidade local a cerca do assunto meio ambiente, informar as maneiras adequadas do descarte correto, colaborar com o meio ambiente e reduzir os riscos provenientes de lixo infectante
O grupo escolheu esse tema porque possui certo conhecimento e afinidade por o tema, e um dos integrantes possui acesso a dados relativos ao descarte de resíduos na região de Novo Gama.
Faremos levantamento bibliográfico sobre lixos hospitalares e pesquisa de campo utilizando questionários, entrevistas e levantamento de dados na região, fazendo um mapeamento do local pesquisado.

4 comentários:

  1. Muito bom o fato de vocês já terem no grupo alguém envolvido no projeto do assunto escolhido pelo grupo.
    Sugiro que:

    - pesquisem em várias fontes (jornais, revistas, livros, projetos e ....) sobre o assunto escolhido pelo grupo;
    - usem o espaço do blog para dialogar com a turma e trocar informações sobre os textos pesquisados;
    - sempre que publicarem algo retirado de outro texto, vocês devem citar a fonte (autor, endereço da web e outros dados...)
    - vocês descobrirão que a pesquisa ajudará o grupo a encontrar os dados necessários para a produção do texto do grupo a ser entregue na primeira semana de novembro.
    Abraços e bom trabalho

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite,meu nome é Carla e eu estou tentando montar um projeto de pesquisa voltado para o descarte correto do lixo hospitalar e gostaria de uma indicação sobre alguma bibliografia ?
    Att.

    ResponderExcluir
  3. Se não for muito tarde Carla, te indico o livro Biossegurança aplicada nos laboratórios e serviços de saúde e muito bom e tem tudo

    ResponderExcluir
  4. Ola!Gostei do que você colocou em seu pré-projeto,preciso elaborar um sobre meio ambiente e saúde,mas não tenho iniciativas,pode me ajudar.desde obrigado.Pretendo fazer mestrado nesta área.

    ResponderExcluir